Wimbledon 2019: um titânio de Djokovic vence Federer

,, ,,

Djokovic acabou encontrando a solidez do set inicial e cancelou o único break point da terceira partida, um set point, às 4-5 com o serviço. Federer errou no desempate, permitindo que o adversário chegasse a 5/1 e mantenha a liderança.

,

A competição não conhece um campeão capaz de salvar um match point na decisão desde 1948, quando o americano Ted Schroeder venceu o australiano Frank Sedman para conquistar o título. No 23º jogo, seu último saque, Djokovic abriu 40/0, mas Federer jogou uma sequência espetacular para empatar o jogo. No ponto seguinte, após uma bela jogada, um forehand deu ao veterano uma oportunidade de intervalo.

,

Nole subiu à rede e viu uma parte do oponente que deixou muito pouco. No décimo jogo, Federer marcou um ótimo ponto na rede para evitar desistir de um match point. No dia 11, Nole mergulhou na voluta e não precisou enfrentar um 15/40 (veja acima). No dia 15, Djokovic abriu 30/0, mas perdeu dois direitos seguidos e produziu um ponto de interrupção. Federer fez 8/7 e, com a oportunidade de servir no jogo, também hesitou.

,

Federer estava tentando se tornar o segundo tenista da história a vencer Nadal e Djokovic no mesmo Grand Slam. O único tenista a ser o suíço Stan Wawrinka a vencer o Aberto da Austrália de 2014. Ele ainda estava procurando outro torneio importante, que o classificaria como o mais antigo a atingir esse nível. O campeão do torneio de Wimbledon carrega £ 2,35 milhões (cerca de R $ 11 milhões). Com a vitória, Djokovic empatou com o sueco Björn Borg e está entre os seis tenistas da história a conquistar cinco troféus em Wimbledon.

,

Pouco depois de servir como "igual", o mais próximo que ele chegou de desistir de um ponto de ruptura até agora, Federer novamente ameaçou o serviço de Djokovic. Posteriormente, pressionado por um profundo retorno de Roger, Novak perdeu a esquerda e perdeu o saque. Como no segundo set, o mau momento número 1 rendeu dois intervalos consecutivos para o rival. Desta vez, no entanto, Nole não desistiu dos pontos e continuou lutando. No oitavo jogo, ele finalmente conseguiu quebrar o saque de Federer.

,

Clique e veja os principais momentos brasileiros no torneio. Djokovic começou bem o quinto set, mas o que se seguiu foi um jogo real, com Federer salvando três pontos de break em 2/2, Djokovic quebrando em 4/2, Suíça quebrando em resposta em 4/3 e empatando em 4/4. A partida continuou assim, tensa e partida por partida, até Federer confirmar seu saque e fazer 6/6 – em Wimbledon, não há desempate no quinto set de acordo com uma nova regra implementada este ano.

,

  • María Esther Bueno foi imortalizada nos tribunais de Wimbledon, onde ganhou três troféus de solteiro e quatro duplos.
  • No 23º jogo, seu último saque, Djokovic abriu 40/0, mas Federer jogou uma sequência espetacular para empatar o jogo.
  • Pouco depois de servir como "igual", o mais próximo que ele chegou de desistir de um ponto de ruptura até agora, Federer novamente ameaçou o serviço de Djokovic.
  • Federer confirmou, fez 6/4 e trouxe o jogo para o quinto set.
  • Eu preciso de força interior, é uma batalha constante por dentro, sempre tentando desconectar o máximo possível do que está acontecendo ao seu redor.
  • Espanhóis e suíços se enfrentaram em três finais consecutivas em Wimbledon, entre 2006 e 2008, com duas vitórias para o tenista suíço.

,

É uma tradição que os ingleses não abandonam, assim como a pontualidade dos jogos e outros eventos que ocorrem paralelamente à disputa. Outro destaque no torneio de Wimbledon é o uso de uma única marca de bolas de tênis, a Slanzenger, que patrocina o torneio desde 1902.

, 1561748062_363297_1561748237_noticia_normal_recorte1-3027724 ,

Sem mais possibilidades, a decisão veio no desempate, onde a solidez do sérvio foi recompensada. Federer serviu 5/3, mas cometeu quatro erros de segundo (apenas um forçado), e o placar final mostrou 7/6 para o quatro vezes campeão. As equipes campeãs no grupo de duplas masculinas e femininas dividiram o montante de £ 540.000 (R $ 2.757.915,00) entre tenistas, 20% a mais do que em 2018.

,

Em tempos de pressão, o maior campeão do torneio falhou com um revés. Federer sentiu a tensão quando seu rival começou a explorar seu movimento mais instável. Djokovic foi taticamente superior e conseguiu abrir 5-1 com dois mini intervalos. Federer até reagiu e serviu bem na sequência, mas ao retornar o 5-4, ele deu um chute de backhand que resumiu sua falta de confiança no chute. O líder da classificação voltou a se concentrar no jogo e o terceiro set teve um roteiro semelhante ao inicial.

,

Antes, o quinto set de Wimbledon só era decidido quando um tenista abriu dois jogos de vantagem. A vitória do sérvio no domingo aconteceu no desempate do quinto set depois que ele conseguiu salvar dois match points da Suíça.