▷ Rafael Nadal

,, ,,

Na terceira rodada, Rafa teve uma atuação intensa e não enfrentou dificuldades para vencer a promessa russa, Karen Khachanov, por 3 sets a 0 (6-1, 6-4 e 7-6), nas 2h14. Infelizmente, a série de vitórias do torneio terminaria em uma derrota difícil para Gilles Müller no quinto set de um jogo que durou quase 5 horas.

,

Depois de vencer o torneio de Roland Garros na França, Rafael Nadal começou a liderar o ranking mundial e colocou Roger Federer em segundo lugar, a 50 pontos de distância. Rafael Nadal e Sloane Stephens começaram a defender os títulos do US Open na segunda-feira, o último torneio de tênis de Grand Slam da temporada, com vitórias na primeira rodada. O espanhol Rafael Nadal sofreu neste sábado a terceira derrota no torneio de Barcelona, onde já conquistou 11 títulos, perdendo contra o austríaco Dominic Thiem nas semifinais.

,

Mas no próximo jogo, nas semifinais, Sérvio Novak Djokovic fez dele a condição de número um no mundo e derrubou Nadal por 6/3 ao final de 1 hora e 37 minutos de alto nível de disputa. . . Em fevereiro, Rafael Nadal foi a primeira semente do Rio Open ATP 500. E venceu o brasileiro Thomaz Bellucci na estréia da competição nos sets diretos 6-4 e 6-1. Em seu segundo jogo, válido para a rodada de 16, ele enfrentou o compatriota Pablo Carreño Busta, que exigiu muito dele, já que ele serviu a 234 km / h.

,

Depois de decidir o torneio de Basileia, Nadal estreou muito bem no Masters 1000 de Paris e atropelou o tcheco Lukas Rosol sem dificuldade por 2 sets a 0, com um double 6/2, em pouco mais de uma hora de jogo. Na partida seguinte, Nadal salvou um match point e, nas parciais 4/6, 7/6 e 6/2, avançou em Paris com uma reviravolta na 12ª posição no ranking de Kevin Anderson, nas 2h26 do jogo. Mas então, em um duelo válido pelas quartas de final, o suíço Stan Wawrinka venceu Rafael Nadal por dois sets a zero, um duplo 7/6, com 10/8 e 9/7 nos tiebreaks, nas 2h20 de posição.

, 200px-rafael_nadal_french_open_2017-6631326 ,

  • Esta foi a competição que marcou o retorno de Nadal aos tribunais depois de se recuperar de uma lesão nas costas sofrida na campanha que culminou em segundo lugar no Aberto da Austrália de 2014, vencido pelo suíço Stanislas Wawrinka.
  • O espanhol, que entrou como convidado no torneio, venceu Fabio Fognini (32º no ranking) na decisão, vingando-se pelas derrotas contra o italiano nas semifinais do Rio Open e na oitava do ATP 500 em Barcelona. .
  • Para isso, ele venceu os suíços por 6/3 e 6/2 após 1h23min.
  • Nadal é o único tenista a vencer pelo menos um torneio ATP Masters Series 1000 por dez anos consecutivos (Masters Decade).
  • Denis Shapovalov, de apenas 18 anos, causou a primeira grande surpresa no Montreal Masters 1.000 na quinta-feira ao eliminar o espanhol Rafael Nadal na terceira rodada.

,

Nadal venceu Almagro na decisão por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. Este foi o oitavo título consecutivo de Nadal no ATP 500 em Barcelona, fazendo dele o primeiro tenista a vencer dois torneios diferentes oito ou mais vezes. Oito vezes campeão do Monte Carlo Masters 1000, em Mônaco, o espanhol estreou sem grandes problemas na edição de 2013, onde derrotou o australiano Marinko Matosevic em sets diretos, por 6/1 e 6/2. Pouco depois, em um duelo válido pela rodada de 16, o espanhol derrotou o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 0, com os parciais 6/2 e 6/4. E o espanhol venceu Tsonga e garantiu um lugar na decisão do Monte 1000 Masters 1000 pela nona vez consecutiva.

,

Ele recuperou o primeiro lugar em 7 de junho de 2010, depois de conquistar seu quinto título de Roland Garros. Ele permaneceu no cargo até 3 de julho de 2011, quando Novak Djokovic assumiu o topo do ranking.

,

"Havia uma energia positiva incrível. Todos cantaram e dançaram, foi ótimo experimentar isso", disse o super campeão do Grand Slam. Em novembro de 2014, os espanhóis lançaram a pedra fundamental da Academia Rafa Nadal a ser construída em sua cidade natal, Manacor, na ilha de Maiorca, que terminará em 2016.

,

E durante a competição ele derrotou Diego Schwartzman, Martín Alund, Leonardo Mayer e Nicolas Almagro para chegar à final do torneio mexicano, onde na decisão derrotou o compatriota David Ferrer em sets diretos, pelos parciais 6/0 e 6/2. Na semana seguinte, Rafael Nadal competiu no ATP 250 do Brasil Open, no Brasil. E acabou conquistando o título do torneio depois de derrotar João Souza "el Feijão", Carlos Berlocq, Martín Alund e o argentino David Nalbandian na decisão de 6/2 e 6/3. Todos os jogos espanhóis no torneio brasileiro foram assistidos por um grande público que lotou o Ginásio do Ibirapuera. No Aberto da Austrália, Nadal chegou às quartas de final sem perder um set, contra Tomas Berdych.